Roteiro turístico





ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO MICO LEÃO DOURADO
Área de preservação, criada em 2002, com 150 mil hectares, abrange as terras dos Municípios de Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Araruama. Engloba 11 mil ha das reservas de Poço das Antas e União, e fazendas particulares onde vivem cerca de mil micos-leões-dourados, em extinção. Preserva, também, um dos mais ricos ecossistemas fluminenses: o Rio São João.



ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO PAU-BRASIL
A APA do Pau Brasil abrange uma área de 9.940 hectares, compreendendo suas partes continental, insular e marítima. Insere-se na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, em território localizado entre a Praia dos Tucuns, em Búzios, e o Canal do Itajuru, em Cabo Frio. Esta área vem sendo alvo de constantes intervenções antrópicas, devido ao crescimento imobiliário, ao turismo predatório e a implantação de quiosques.



CANAL DO ITAJURU
O cenário bucólico no Canal do Itajuru lembra a calma e desconhecida Cabo Frio de antigamente. O pôr do sol é sem dúvida a melhor hora para admirar e acompanhar o clima romântico do local. O canal tem 6 Km de extensão, que liga a lagoa de Araruama ao oceano Atlântico, e tem seu ponto mais conhecido no centro da cidade, em frente ao bairro da Gamboa. Ali no calçadão, na beira do canal, é onde fica a famosa feira de artesanato da região, muito procurada pelos turistas no fim da tarde. Também é lá que as escunas ficam ancoradas para passeios por todo o Canal do Itajuru, incluindo roteiros em diversas praias. Caminhando na Av. dos Pescadores, ao final de onde se pode admirar o canal a pé, fica a praia de São Bento.





RESERVA AMBIENTAL DAS DUNAS "DAMA BRANCA"
É a maior de toda a região. Se impõe ao lado da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo (RJ 140). Do seu topo tem-se uma visão panorâmica deslumbrante. 





ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DAS DUNAS DO PERÓ
A região de Cabo Frio, em particular a do Peró, atende a todas as exigências naturais para que se forme um campo de dunas: baixo volume de chuvas, com média anual de 800 mm; regime constante e intenso de ventos de direção Nordeste, principalmente entre os meses de agosto e novembro; e muita areia disponível na faixa de praia. Estes fatores reunidos produziram na região os maiores campos de dunas do Sudeste do Brasil, incluindo-se, também, o campo da Dama Branca. Há 40 anos atrás, o campo de dunas do Peró ocupava uma área de aproximadamente 3,5 km. Hoje as dunas cobrem somente 2,5 km devido a ocupação urbana. 


ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO DORMITÓRIO DAS GARÇAS
O Parque Municipal Dormitório das Garças de Cabo Frio, localizado na avenida Wilson Mendes, no lado esquerdo de quem sai da Ponte Feliciano Sodré, de Cabo Frio em direção a Búzios. A melhor hora para apreciar as garças é entre 17h e 45min até as 18h, quando elas saem de Búzios e vão até o mangue para dormir. São em torno de 2.800 aves que encontraram no Parque o seu habitat natural.
Na entrada do parque um extenso deck de madeira passa por cima do manguezal repleto de plantas, peixes e siris. Placas com mensagens ecológicas estão espalhadas pelo parque e um observatório, local onde pode ver a chegada e partida das aves, e um auditório para palestras sobre preservação ambiental.

ILHA DO JAPONÊS
Entre as inúmeras ilhas de Cabo Frio, uma das principais é a Ilha do Japonês, famosa por proporcionar aos turistas trilhas e caminhadas.
A ilha tem águas tranquilas em pleno canal de Cabo Frio, e a trilha que leva para a Praia Brava possui quiosques, onde as pessoas saboreiam petiscos de siri, uma especialidade da região. 
Durante a noite, em geral nos meses de verão, é comum a prática do arrasto do camarão por parte dos moradores ou de visitantes. O acesso à ilha pode ser feito de carro por meio do bairro da Gamboa ou de barco, pela Passagem.



PRAIA DO FOGUETE
Nela são realizados os campeonatos de surf. Tem 7,5km e  é boa para pesca de linha pela grande variedade de peixes. Também é conhecida como Praia de Cabo Frio ou Praia da Barra, porque fica no centro da cidade.  À sua esquerda está o Forte de São Mateus, construído no séc. XVII.  Além de quiosques  na areia,  a praia conta com muitos bares e restaurantes. Com águas azuis e  temperatura agradável, alguns trechos são bons para o surf  e esportes náuticos. Sua raia de mar aberto é considerada pelos velejadores a mais rápida do mundo.  Está localizada na Avenida do Contorno.





PRAIA DO FORTE - A PRINCIPAL PRAIA DE CABO FRIO
A Praia do Forte é uma das mais movimentadas de Cabo Frio. É onde acontece a grande queima de fogos da cidade durante a passagem de ano e onde são armados os palcos para os shows realizados na praia. De areia branca e fina e mar calmo, com exceção de alguns pontos que favorecem o surfe. É considerada a raia mais rápida do mundo pelos velejadores que nela velejam. Abriga o Forte São Matheus (1616) e o sambaqui da Duna da Boa Vista. 






MUSEU DO SURF
Berço de surfistas como o campeão brasileiro Victor Ribas, Cabo Frio conta com o Museu do Surf, considerado o maior da América Latina. No acervo estão mais de 300 pranchas nacionais e importadas - algumas das décadas de 40 e 50 -, além de roupas, troféus, skates, fotos, vídeos e documentos. As visitas guiadas são comandadas pelos proprietários.





RUA DOS BIQUÍNIS - O MAIOR PÓLO DE MODA PRAIA DO PAÍS
Férias sem compras, não são férias completas. Não há como ir a Cabo Frio e não levar pelo menos uma peça de um dos produtos mais famosos da cidade: o biquíni cabo-friense.
A famosa Rua dos Biquínis, com suas mais de 70 lojas, foi toda restaurada e ganhou ares de shopping a céu aberto, o Gamboa Shopping. Com a nova estrutura, as compras ficarão, com certeza, mais agradáveis. A rua foi toda coberta com imensos toldos em formato de lírios. Também ganhou um jardim com bastante verde, passarelas de madeira e uma iluminação especial, para as compras noturnas. Os únicos carros que estão autorizados a passar pela rua são o do Corpo de Bombeiros, em caso de acidentes, e de serviços essenciais. A rua tem a maior rede de moda praia da América Latina, sendo até mesmo citada no Guiness Book. Tudo começou com uma senhora que resolveu confeccionar biquínis para vender aos turistas. Hoje a famosa rua é o ponto de comércio mais importante da cidade. Seus produtos são vendidos em todo o Brasil e exportados para diversos países.
Na Rua dos Biquínis, além dos biquínis, são vendidos maiôs, cangas, bolsas de praia, chapéus e diversos acessórios. O segredo é fazer uma boa pesquisa em todas as lojas antes de sair comprando. E sempre há artigos em promoção. Mas os preços variam de loja para loja.
Para chegar à Rua dos Biquínis, que fica do outro lado do Canal do Itajurú, é preciso atravessar a Ponte Feliciano Sodré e virar à direita. Do centro da cidade é possível ir á pé. O horário de funcionamento é a partir das 9 horas. E na alta temporada, as lojas não fecham antes da meia-noite. 




FORTE SÃO MATHEUS
Construção entre 1618 e 1620, em pedra e cal, com o objetivo de defender a costa da então Cidade Santa Helena de Cabo Frio, localiza-se no alto de um penedo, junto ao centro urbano. Abriga o Museu Histórico Naval de Cabo Frio.
Localização: Praia do Forte, Centro.
Funcionamento: Diariamente das 8:00h às 18:00h.    






IGREJA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
Construída no século XVI, em estilo jesuítico, possuindo altares barrocos. No altar-mor está a imagem de Nossa Senhora da Assunção esculpida em madeira, e em seu interior, destaca-se magníficas telas retratando os Quatro Evangelistas. João, Marcos, Matheus e Lucas. Localização: Centro da cidade, em frente à Praça Porto Rocha.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 6:30h às 19:30h, sábado às 18:00h e domingo às 10:00h, 18:00h e 20:00h.      


CHARITAS 
Construída em 1837, era um orfanato que acolhia crianças órfãs, filhos de mães solteiras, conhecida popularmente como Casa da Roda, devido à existência de um prato giratório onde eram colocadas as crianças. Tombado pelo patrimônio histórico. O Charitas já funcionou como o Fórum da cidade, sala de exposição, sala de cursos, sala de pesquisas, e finalmente, como Casa da Cultura, onde se encontrava instalada a Biblioteca Municipal. Atualmente o prédio esta em reforma para abrigar o Museu José de Dome.
Localização: Centro da Cidade - Av. Assunção (foto)




MONUMENTO ANJO CAÍDO 
Erguido no início do século XX para assinalar a abertura do Canal Artificial do Palmer. Monumento esculpido em pedra, em cima de uma coluna de 9 metros de altura. Com o tempo, a força da correnteza das águas do canal, inclinou a coluna de modo acentuado, tornando-se motivo de admiração, motivando o nome Anjo Caído.
Localização: Canal Itajurú, no Portinho.




CONVENTO E IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS
Inaugurado em 1696 pelos padres da Ordem Terceira de São Francisco, levou dez anos para ser concluído, surgindo o cemitério, as celas, as igrejas, a sacristia, o claustro e os pátios internos.
O Convento e Igreja Nossa Senhora dos Anjos, mais a Capela e Cemitério da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (São Francisco das Chagas), localizam-se no Largo de Santo Antônio, no sopé do Morro da Guia, e formam um harmonioso conjunto.
Foi restaurado em 1950 e tombado pelo IPHAN em 1957. 
Hoje funciona o Museu de Arte Sacra que possui um valioso acervo de imagens e talhas barrocas e uma sala para exposições de artistas plásticos da região. 
Localização: Largo de Santo Antônio, no sopé do Morro da Guia, Centro - Tel: 2643-6898.
Funcionamento: 4ª a 6ª feira das 14:00h às 20:00h e sábado e domingo das 16:00h às 20:00h.  





CAPELA NOSSA SENHORA DA GUIA 
Situada no alto do Morro da Guia, e pertencendo ao Convento Construída  em 1740, pelos padres franciscanos, no outeiro chamado de Tairu, hoje Morro da Guia, onde do adro da capela da igreja avista-se a cidade de Cabo Frio, as praias e o Canal do Itajurú. Sendo o Morro da Guia tombado pelo IPHAN.
Localização: Morro da Guia - Largo de Santo Antônio - Centro. (foto)


PONTE FELICIANO SODRÉ 
Construída em 1926, sendo duplicada em 1982 e mantendo o traçado original. Ligando as duas partes da cidade divididas pelo Canal do Itajurú. (foto)




FONTE DO ITAJURU 
Está situada no Parque do Itajurú, sendo construída em 1847, por ocasião da visita de D. Pedro II à região. Sua construção supriu a deficiência de água potável da região, tornando possível a colonização de Cabo Frio. Sendo explorada desde meados do século XIX. Na Fonte destacam-se os azulejos seiscentistas, de origem portuguesa. Em 1979, a fonte foi restaurada e o local ampliado e transformado no Parque do Itajurú, com área gramada e arborizada.
Localização: Av. Júlia Kubitschek s/n° - Centro 




LARGO DE SÃO BENEDITO
Pitoresco conjunto arquitetônico, arborizado com um conjunto de casas de diferentes épocas e a Igreja de São Benedito, construída em 1701, tendo sob o altar, a miniatura de um barco de pesca expressando a simplicidade, a humildade e a fé dos habitantes que freqüentavam o local. 
Localização: Largo de São Benedito - Passagem.







MONUMENTO AO SALINEIRO 
Inaugurada em 1981, a estátua de bronze em tamanho natural em homenagem ao trabalhador das salinas, sendo também o monumento comemorativo a duplicação da Av. Teixeira e Souza. Localização: Trevo para Arraial do Cabo - Massambaba.








MUSEU DO MAR
Inaugurado em 1987, o museu conserva diversos aquários com peixes, moluscos e crustáceos de água doce e salgada, provenientes de Cabo Frio e outras regiões do Brasil. O museu ainda apresenta vídeos sobre aqua-cultura e o mundo submarino e comercializa livros, alimentos para peixes e artigos para ornamentação de aquários. 
Acervo: Peixes, moluscos e crustáceos de água doce e salgada do Brasil instalados em 100 aquários.
Localização:  Av. Barão do Rio Branco 94, Centro - Tel: 2643-1734.
Funcionamento: 2ª feira a sábado das 9:00h às 19:00h.




MUSEU HISTÓRICO NAVAL 
Fundado e custeado pelo pesquisador, escritor e mergulhador cabofriense Elísio Gomes Filho, é um dos mais sérios trabalhos históricos sobre a Região dos Lagos. Peças resgatadas em naufrágios da região, miniaturas de barcos, fotos e documentos fazem parte do seu acervo. Localização: Forte São Mateus.









FAZENDA CAMPOS NOVOS
Construção do século XVIII, abriga um cemitério e a Igreja de Santo Ignácio. Foi desapropriada em 1993. Localização: Próximo ao trevo de Búzios, Distrito de Tamoios.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB